Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 07h30 | 05 Fev 2025 | redação Coluna César Santos: duas ações miram PSD e MDB que juntos têm seis vereadores

Crédito da foto: Edilberto Barros - CMM Novo plenário da Câmara Municipal de Mossoró

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

Duas Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (AIMEs) foram protocoladas na Justiça Eleitoral e que podem alterar a nova composição da Câmara Municipal de Mossoró.

As ações denunciam suposta prática de fraude à cota de gênero, por meio de candidaturas fictícias, que envolve o PSD e o MDB, que elegeram cinco e um vereadores, respectivamente.

De acordo com a ação contra o PSD, Karla Poliana de Lima, conhecida como “Poly”, teria sido “candidata laranja” para completar os 30% exigidos por lei. Ela teve apenas 28 votos. Outras seis candidatas mulheres do PSD ficaram nas últimas colocações, sendo que três delas tiveram menos de 100 votos.

Já a ação contra o MDB aponta supostas “candidaturas laranjas” de Maria de Fátima Lima, conhecida como “Fátima Tubaroa”, e de Ítala Morgania da Silva Costa, que recebeu apenas 20 votos.

O PSD, com apoio do Palácio da Resistência, surpreendeu elegendo cinco vereadores: Petras Vinicius, João Marcelo, Alex do Frango, Vladimir do Cabelo de Negro e Kayo Freire.

Já o MDB elegeu o Cabo Deyvison. Três partidos têm interesse nas AIMEs: União Brasil, PL e PSDB ficariam com as vagas.

 

FRASE

 

GARANTIA

Os seis vereadores governistas que podem ser alcançados pelas duas AIMEs se agarram à garantia dada pelo Palácio da Resistência. A versão corrente é que o prefeito Allyson Bezerra (União) está poderoso e muito influente em outros poderes. Daí, não deixará que seus protegidos sejam afetados.

 

LARANJAS

Na legislatura passada da Câmara Municipal de Mossoró, três mandatos foram cassados por fraude à cota de gênero: Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa, do PSC; e Larissa Rosado, do PSDB. Eles conseguiram melhor sorte no TRE-RN, mas não passaram pelo crivo do Tribunal Superior Eleitoral.

 

MENSAGEM

A governadora Fátima Bezerra (PT) marcou para terça-feira, 11, a leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa. Seria ontem, mas ela estava em agenda administrativa em Brasília. Na abertura do ano legislativo, o governo foi representado pelo vice-governador Walter Alves (MDB).

 

PODE

O senador Styvenson Valentim saiu para o PSDB, mas não soltou o comando do Podemos no Rio Grande do Norte. Ele continuará dando as ordens por meio do prefeito de Acari, Fernando Bezerra, que ocupa a presidência da legenda no Estado.

 

SAMU

Luiz Roberto Leite Fonseca volta a ser o coordenador geral do SAMU de Natal, cargo que ele exerceu entre os anos 2004 a 2009. Luiz Roberto também foi secretário de Saúde na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini, entre 2013 e 2014. Também foi titular da Saúde na capital, em 2015.

 

MORDAÇA

Pela primeira vez na história, a entidade que representa os professores não teve direito à voz na abertura da Jornada Pedagógica de Mossoró. O prefeito Allyson Bezerra proibiu o microfone para a professora Eliete Vieira, presidente do Sindiserpum.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2002, a BRA inaugurava a linha comercial Mossoró-São Paulo, transportando 148 passageiros no Boeing 737-300. Pouco mais de um ano depois suspendeu as atividades em Mossoró.

2 - A fruticultura da região de Mossoró e do RN estará presente na Fruit Logistica 2025, realizada em Berlim, na Alemanha. A maior feira do mundo do segmento será aberta nesta quarta-feira, 5.

3 - A Prefeitura de Mossoró está oferecendo 2.500 vagas para o Programa Jovem do Futuro, edição 2025. O valor da bolsa foi ampliado para R$ 350. As inscrições vão até dia 10 de março no aplicativo do programa.

4 - O prefeito Souza afirma que recebeu a Prefeitura de Areia Branca com uma dívida de mais de R$ 133 milhões. Para pagar as contas, diz, está “cortando na carne”.

Tags:

Mossoró
PSD
MDB
ações
justiça

voltar