Segunda-Feira, 31 de março de 2025

Postado às 17h45 | 28 Mar 2025 | redação Partage Shopping volta a ser ponto de imunização neste fim de semana

Crédito da foto: Reprodução Vacina contra a Influenza

Por Amina Costa - Repórter do Jornal de Fato

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Mossoró disponibilizam para a população as doses de todas as vacinas que estão sendo ofertadas pelo Ministério da Saúde. Mas para as pessoas que não têm como ir até as UBS para tomar as vacinas durante a semana, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de imunizações, está ampliando a oferta das doses durante o fim de semana.

Pelo terceiro fim de semana seguido, o Partage Shopping Mossoró será um ponto de vacinação, com a oferta de doses contra a Covid-19, dengue, hepatite A, hepatite B, tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba e rubéola), entre outras. As vacinas estão disponíveis a partir deste sábado, 29, das 10h às 18h, e do domingo, 30, das 11h às 18h.

O coordenador do setor de imunizações do Município, Etevaldo de Lima, enfatiza que esta é uma boa oportunidade para as pessoas que não têm como ir até as UBSs, mas querem garantir a imunização. “Esta é uma oportunidade para a população atualizar sua situação vacinal, diante dos diversos agravos que estão surgindo. Diante desse período também que nós estamos passando, aumenta o número de chuvas e, com esse aumento do número das chuvas, vem a questão das arboviroses, entre elas exclusivamente a questão da dengue, em que a gente tem a vacina para esse público específico em 10 a 14 anos e aqueles que estão conseguindo tomar a dose em atraso”, disse.

Nos dois últimos fins de semana, mais de 600 doses das vacinas foram aplicadas no local, sendo 150 doses no primeiro fim de semana e mais de 450 doses no fim de semana passado. Com os números crescentes, a expectativa é de que mais pessoas busquem o ponto de imunização nos fins de semana.

O coordenador do setor de imunização destacou ainda que muitas doenças podem ser evitadas, exclusivamente, com a vacinação, como é o caso do sarampo, caxumba e rubéola. Lembrou também que, quem for em busca das vacinas tanto no fim de semana quanto nas UBSs durante a semana, não esqueça de levar o cartão de vacina.

“Nós temos vacinas como a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, que, assim como outras doenças, são situações que só podem ser evitadas através da vacinação. Então, quem for se vacinar, leve seu cartão de vacina, os cartões que tiver. Além disso, sempre levar um documento oficial com foto para que a gente possa informar essa dose no sistema de informação”, conclui.

 

Confira o público-alvo de cada vacina que estará disponível no Partage Shopping Mossoró:

- Covid-19 - qualquer pessoa que não tenha tomado todas as doses determinadas pelo Ministério da Saúde;

- Dengue - crianças e adolescentes de 10 a 14 anos;

- Hepatite A - bebês a partir dos 12 meses de vida, em duas doses, com intervalo de 6 meses entre elas; crianças, adolescentes, adultos ou idosos que não tenham se vacinado contra a hepatite A anteriormente, ou em situações de surto ou contato com pessoas com hepatite A;

- Hepatite B - para quem não completou o esquema vacinal quando recém-nascido, pode receber a imunização a partir dos 7 anos de idade, por meio de um esquema de três doses, com um intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda aplicação e seis meses até a última dose;

- Tríplice viral - pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos, em pessoas não vacinadas;

- Influenza - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

 

Tags:

Mossoró
vacinação
saúde

voltar