Por Amina Costa - Jornal de Fato
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), realizou encontro com diversos municípios potiguares com o objetivo de definir o Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias para o ano de 2025. Na ocasião, foram definidas todas as exposições e feiras agropecuárias do ano, entre elas a Festa do Bode e a Expofruit, que acontecerão em Mossoró, no mês de agosto.
Neste ano, a maior caprifeira do Rio Grande do Norte chegará à sua 25ª edição e acontecerá entre os dias 7 e 10 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá. O evento é promovido pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). Já a Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) será realizada entre os dias 20 e 22 de agosto, na Estação das Artes Elizeu Ventania, e é promovida pelo Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Ambos os eventos fazem parte do calendário mossoroense e atraem milhares de pessoas para o município. Para a realização desta edição da Festa do Bode, a Secretaria já iniciou o contato com as associações de criadores e têm as confirmações de produtores vindos de estados vizinhos para o evento. Uma das novidades para este ano será os primeiros bezerros nascidos do programa de inseminação artificial realizado pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Sebrae.
“Já iniciamos o contato com as associações de criadores e já temos confirmações de produtores que virão do Ceará, Pernambuco, Paraíba e também produtores mossoroenses. Vamos fazer da Festa do Bode uma grande mostra do nosso Mossoró Rural. Vamos ter caprinos, ovinos e os primeiros bovinos nascidos da inseminação artificial que vão ser expostos na Festa do Bode. A Feira do Bode é uma exposição agropecuária para as famílias participarem e para o produtor ganhar dinheiro”, disse.
Em 2025, o tema da Expofruit, maior e mais importante evento de fruticultura do Brasil, será “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”. O evento reunirá mais uma vez toda a cadeia produtiva da fruticultura irrigada e também irá conectar produtores, exportadores, fornecedores e investidores, além de fortalecer o setor de frutas tropicais do Nordeste brasileiro.
A feira, que é bienal, também movimenta a economia local, gerando oportunidades para empresas de diversos setores como transporte, alimentação, hospedagem, serviços e comércio, o que impulsiona o crescimento de Mossoró. A feira também costuma atrair muitos expositores e visitantes nacionais e internacionais.
A última edição da Expofruit, realizada em 2023, movimentou cerca de R$ 80 milhões e contou com um público de 30 mil pessoas. Estiveram presentes representantes de 16 países e mais de 250 expositores, 60% deles de multinacionais. Além de ser considerada uma grande vitrine tanto para instituições públicas patrocinadoras e apoiadoras do evento quanto para empresas nacionais e multinacionais ligadas ao setor frutícola, o evento também conta com uma programação científica.
Em 2025, RN terá 43 eventos entre torneios leiteiros, exposições e feiras agropecuárias
Em 2025, um total de 43 municípios realizarão eventos agropecuários, entre feiras, torneios leiteiros e exposições. Ao todo, serão realizados 7 torneios leiteiros, 23 exposições e 13 feiras agropecuárias, nos municípios de diversas regiões do Rio Grande do Norte.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), Guilherme Saldanha, “a agropecuária é um dos pilares da nossa economia, e o Circuito de Exposições é uma grande oportunidade para nossos produtores. Nosso objetivo é garantir um calendário bem estruturado, que beneficie tanto os criadores quanto os municípios envolvidos”.
O primeiro evento do calendário de exposições será a quinta edição da Festa do Cavalo, que acontece em Parnamirim/RN, no Parque Aristófanes Fernandes, de 21 a 23 de março. O encerramento será com a Festa do Queijo, em Riachuelo/RN, no dia 19 de dezembro.
Eventos tradicionais como a Festa do Boi, em Parnamirim, a Festa do Bode, em Mossoró, e a Fenacam, em Natal, também estão no calendário. Abaixo, todas as datas do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias – 2025 estão disponíveis.
Tags: