A Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza em Mossoró ganha nesta segunda-feira, 27, uma nova ala. O espaço terá 10 novas celas, o que totalizará 120 novas vagas para presos provisórios. A solenidade ocorre a partir das 10 horas e deve contar com a presença de autoridades ligadas a segurança pública do estado.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), a obra de ampliação estava abandonada desde 2010 e foi retomada há três meses com ajuda da iniciativa privada e com mão de obra totalmente de internos daquela unidade e os recursos para a execução foram provenientes de penas pecuniárias e doações do comércio local. Foram economizados aos cofres públicos cerca de R$ 700 mil.
Além disso, os presos classificados na obra tiveram remissão de pena. A cada três dias de serviço diminuíram um de permanecia na unidade.
Ainda de acordo com o órgão, a CPM possui, desde o ano passado, sistema de segurança eletrônica, com dezenas de câmeras HD com infravermelho, sensor de movimento e HD interno que possibilitam melhor monitoramento (em tempo integral) da rotina prisional, tanto na parte interna, quanto na parte externa.
Tags: