Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 24 Abr 2018 | Redação Agentes penitenciários realizam assembleia e podem deliberar indicativo de greve

Crédito da foto: Divulgação A categoria promoveu um ato na última quinta em frente a Governadoria

Cinco pontos serão discutidos na assembleia dos agentes penitenciários programada para esta quarta-feira, 25, a partir das 14h30, no Clube Tiradentes. A primeira chamada será às 14h30 e a segunda chamada às 15h. As informações são da assessoria de comunicação.

No edital de convocação do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN) consta, entre outros pontos, a deliberação sobre possível paralisação ou indicativo de greve e a avaliação da paralisação ocorrida no último dia 20.

A categoria se reuniu em frente à Governadoria, em Natal, durante todo o dia. Os agentes queriam ser recebidos pela equipe do Governo. A reunião então aconteceu durante a tarde.

Durante o encontro, o Sindasp-RN apresentou o pleito dos Agentes Penitenciários, pedindo a revogação da portaria referente ao expediente, a diminuição do quarto de hora noturno para até duas horas.

Outro ponto foi só assumir as guaritas com as devidas reformas, treinamento, armamento compatível com atividade e a cada duas horas trabalhadas, quatro horas de descanso, conforme regulamentação prevista na portaria do Exército e de outras forças de Segurança

Foi discutido ainda sobre a não reposição do serviço, estando amparados por atestados médicos e sobre o assédio moral praticado em algumas unidades e pela própria gestão.

Sobre o expediente, o secretário de Justiça alegou que não poderia haver flexibilização no momento, dizendo que haverá possibilidade somente após abertura do presídio de Ceará-Mirim. Ele informou que irá criar um grupo de trabalho para discutir essa viabilidade.

O Sindasp-RN argumentou que a categoria reivindica o regime de plantão e que em caso de manutenção desse regime de expediente ele seja através do voluntariado e não por imposição. Já sobre o quarto de hora, o secretário disse que havia possibilidade de adequação.

Sobre as guaritas, disse que está preparando curso específico para tal, que as reformas serão feitas, pois já existe um projeto para isso, mas não falou sobre o armamento a ser utilizado, e relutou com o descanso em conformidade a portaria do Exército, mas que poderia adequar para uma hora trabalhada na guarita e rodízio dos servidores.

Ordem do dia:

. Informações sobre resultado da reunião com o Governo realizada no auditório da governadoria no dia 20/04/2018;
. Deliberação sobre a não revogação de imediato da escala de “expediente” e nem sua flexibilidade, tornando-a voluntária;
. Avaliação da paralisação do dia 20/04/2018
. Deliberações sobre as próximas ações da categoria;
. Deliberação sobre possível paralisação ou indicativo de greve.
 

Tags:

agentes penitenciários
assembleia
Rio Grande do Norte
Sindasp/RN

voltar