O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve uma sentença condenatória contra Josimar Cesário da Costa por envolvimento com organização criminosa e lavagem de dinheiro. Passo Mago, como é conhecido, é um dos líderes da organização criminosa Sindicato do Crime, no interior do estado. Ele tinha atuação em Angicos e cidades vizinhas.
Diante das provas apresentadas pelo MPRN, a Justiça julgou procedente a acusação e condenou o réu a pena de 10 anos, 2 meses e 15 dias de reclusão, além de 35 dias-multa. O regime inicial de cumprimento da pena foi fixado como fechado, devido à reincidência do acusado. Foi concedido o direito de recorrer em liberdade.
A decisão é referente a uma ação penal movida pelo MPRN na qual foi apontado que o réu participava ativamente de atividades do grupo como tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, posse e porte de armas de fogo. E ainda em homicídios de agentes públicos e membros de facções rivais. Assim, Josimar da Costa promovia, constituía, integrava e financiava o Sindicato do Crime, com o objetivo de obter vantagens através da prática de crimes.
A investigação mostrou que, entre 5 e 7 de agosto de 2019, o réu ocultou a origem de quantias provenientes do tráfico de drogas por 31 vezes, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro. Os relatórios técnicos indicaram que ele determinava que os montantes do narcotráfico fossem depositados em contas de terceiros para ocultar a origem e a propriedade dos valores.
A materialidade e a autoria dos crimes foram comprovadas através de provas documentais e eletrônicas apreendidas após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência de Josimar Costa, na chamada Operação Lei e Ordem II.
Tags: