Todos os adolescentes que participaram no Rio Grande do Norte do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2024 tiveram êxito nos resultados. Dos 42 socioeducandos que fizeram as provas, 15 tiveram aprovação total e 27 aprovação parcial.
O exame, assim como o Enem, é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e confere certificado de Ensino Fundamental e Ensino Médio aos que não conseguiram concluir os estudos no tempo adequado. Para obter o diploma é necessário alcançar no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 na redação. Quem obtiver menos 100 pontos em algumas disciplinas podem solicitar a certificação parcial.
O Encceja PPL foi aplicado nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) - Case Pitimbu, Case Caicó, Case Mossoró e Casef Padre João Maria. nos dias 15 e 16 de outubro de 2024.
Encceja
Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária e gratuita. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
Segundo o Inep, além da certificação, o exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. Serve ainda de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação desse público, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Tags: