Sexta-Feira, 28 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 30 Nov 2021 | redação Vitória de João Doria Doria impulsiona Ezequiel Ferreira para 2022

Crédito da foto: Cedida Ezequiel Ferreira de Souza discursou durante prévias do PSDB em Brasília

Por César Santos – JORNAL DE FATO

O PSDB escolheu o governador de São Paulo, João Doria, para ser o seu candidato à Presidência da República nas eleições 2022. Ele obteve 53,99% dos votos nas prévias do partido, encerradas no sábado, 27, após uma semana de polêmica e problemas na tecnologia de votação.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, teve 44,66% dos votos e o ex-senador Arthur Virgílio, 1,35%.

A escolha de João Doria animou o presidente do PSDB do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza. Ele usou as redes sociais para celebrar a vitória de Doria e destacar que os tucanos potiguares tiveram papel importante. De fato, mais de 90% dos eleitores do PSDB do RN votaram no Governador de SP, com trabalho de articulação feito por Ezequiel Ferreira.

A empolgação de Ezequiel mexeu com os bastidores da política potiguar. Nesta segunda-feira, 29, seu nome ganhou força para disputar o Governo do RN, para oferecer o palanque de Doria no estado. O presidente da Assembleia Legislativa, porém, freia os mais empolgados. Uma disputa majoritária, nesse momento, não faz parte do seu projeto político-eleitoral 2022.

O certo, porém, é que Ezequiel não pretende renovar mandato de deputado estadual, uma vez que a legislação atual não permite a ele renovar o mandato de presidente da Assembleia Legislativa na próxima Legislatura. Por gravidade, a possibilidade de uma candidatura à Câmara dos Deputados é palpável.

 

Posição

O presidente da Assembleia Legislativa, antes de anunciar o seu projeto 2022, terá que definir a sua posição e do seu partido em relação ao governo Fátima Bezerra (PT). Ezequiel optou pelo silêncio até aqui, embora deputados tucanos tenham assumido a bandeira da oposição.

O próprio Ezequiel mostra-se distante da governadora quando faz opção de apoiar a pré-candidatura do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) ao Senado Federal. O palanque de Rogério é incompatível com o palanque do PT, assim como é incompatível com o palanque do PSDB, no entanto, a flexibilização do ninho tucano nos estados é uma possibilidade.

Os aliados de Ezequiel Ferreira esperam uma decisão antes do Réveillon, por entenderem que precisam entrar o ano eleitoral com um projeto definido para defender.

 

Doria esmera discurso contra Lula e Bolsonaro

Logo após ser anunciado o vencedor das prévias, João Doria disse, em discurso, que o PSDB sai fortalecido por ser o único partido a consultar as suas bases.

“A eleição foi linda. Valorosa! Não tenho dúvidas que foi difícil a decisão que cada um de vocês teve que tomar para escolher seu candidato. Eduardo Leite e Arthur Virgílio são meus amigos e do mesmo partido”, declarou Doria. “A partir de agora, Eduardo, Arthur e eu fazemos parte da mesma chapa e estaremos unidos na construção do melhor projeto para o Brasil.”

Em sua fala, o candidato do PSDB à presidência da República não poupou críticas ao ex-presidente Lula e à ex-presidente Dilma Rousseff. “Os governos Lula e Dilma representaram a captura do estado pelo maior esquema de corrupção do qual se tem notícia no país. A moralidade convertida em roubalheira. Fazer políticas públicas para os mais pobres não dá direito, a quem quer que seja, de roubar o dinheiro público.”

Ao se referir ao presidente em seu discurso da vitória, de quem foi aliado nas eleições de 2018, o governador de São Paulo acusou Jair Bolsonaro de ter vendido um sonho e ter entregue um pesadelo ao povo brasileiro.

“Nosso fraterno Brasil se transformou no Brasil da discórdia, da desunião, do conflito, da briga entre familiares e amigos, da arrogância política. Da violência contra a democracia. Dos ataques à imprensa e a jornalistas.”

Tags:

Ezequiel Ferreira de Souza
João Doria
PSDB
RN
política
eleições 2022

voltar