COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
O vice-governador Walter Alves (MDB) sabe que vai assumir o governo no início de abril de 2026 para a governadora Fátima Bezerra (PT) ser candidata ao Senado Federal.
Conforme a legislação eleitoral, a desincompatibilização deve ocorrer seis meses antes do pleito. Fátima cumprirá.
Walter tem dito que não pretende exercer o direito natural à reeleição.
Posição de hoje, que pode mudar amanhã, conforme o cenário.
Disputar o governo é tentador, principalmente para quem tem a caneta na mão, mas não é tudo. Walter sabe disso.
A história recente mostra que nenhum vice-governador que assumiu o governo do RN conseguiu êxito ao disputar a reeleição.
Em 2002, Fernando Freire assumiu a titularidade com a renúncia do governador Garibaldi Filho (MDB), pai de Walter, e foi derrotado na disputa pela ex-governadora Wilma de Faria (falecida em 15 de junho de 2017).
Em 2010, Iberê Ferreira (falecido em 13 de setembro de 2014) assumiu com a renúncia da governadora Wilma e foi derrotado ao buscar a reeleição pela então senadora Rosalba Ciarlini.
Fernando e Iberê foram candidatos representando um modelo político-administrativo que já durava oito anos. O sentimento de mudança era natural.
O único vice que foi candidato a governador e obteve êxito foi Robinson Faria, em 2014, mas este estava rompido politicamente com a governadora Rosalba desde o primeiro ano de gestão, portanto, não representava o governo.
Agora, a bola da vez é Walter Alves.
Se ele mudar de ideia e decidir ser candidato a governador, vai às ruas representando os oito anos da gestão Fátima Bezerra, como fez Fernando e Iberê em 2002 e 2010.
Hoje, Walter não seria candidato.
FRASE
“Procurem viver sem violência, sem ameaças, porque hoje vocês acabaram com o meu trabalho.”
MARIA DOS PRAZERES PEREIRA – Diretora de escola estadual do RN que renunciou ao cargo após ser ameaçada por proibir uso de celular em sala de aula
DESAFIO
Cadu Xavier foi escolhido secretário da Fazenda para organizar as contas públicas do estado. Teve que dizer muitos “nãos”, cortar despesas e defender o aumento da alíquota do ICMS para 20%. Pautas antipopulares. Daí, o seu maior desafio agora de se viabilizar um nome competitivo ao governo do RN.
SEGUE
Dos quadros de carreira do serviço público estadual, o auditor fiscal Cadu Xavier tem competência dos grandes administradores. Ele comprovou a sua capacidade técnica todas as vezes que foi chamado. Agora, a missão técnica bate de frente toda hora com a política-eleitoral. Ele sabe disso.
SUBSERVIENTE
De férias, Allyson Bezerra (União) anunciou que a Estação das Artes terá maior espaço no Mossoró Cidade Junina e que o MCJ 2025 será lançado logo após o Carnaval. O anúncio não devia ser feito pelo prefeito em exercício Marcos Medeiros (PSD)? Sim, se o interino não fosse tão subserviente.
ÁGUA
Com a inclusão da barragem de Oiticica entre os reservatórios monitorados pelo Igarn, as reservas hídricas superficiais do RN passaram a ter uma capacidade total de 5.290.307.815 m³. Atualmente, o estado acumula 53,24% da capacidade total. Oiticica será entregue oficialmente no dia 31 de março, pelo presidente Lula.
RECLAMAÇÃO
O início do ano letivo não tem sido fácil para alunos do campus da UnP em Mossoró. Chega à coluna relatos de falta de professores e de tratamento desrespeitoso aos alunos. A UnP é uma das universidades mais caras da rede de unidades privadas.
SUBSTITUTO
O juiz Luiz Alberto Dantas Filho foi convocado para a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Expedito Ferreira de Souza, no Tribunal de Justiça do RN. Ele é titular da 5ª Vara da Fazenda Pública em Natal.
É NOTÍCIA
1 - A Uern entra no clima e realiza mais uma edição do “Carnaval Responsa” em todos os campi. A abertura acontece hoje com o bloquinho percorrendo os corredores do campus de Mossoró, a partir das 8h.
2 - Pedra Branca, na zona rural de Mossoró, ganhava a Escola Municipal de ensino de primeiro grau nesta data, em 1999. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Na inauguração estavam presentes os deputados Betinho Rosado (falecido em abril de 2024) e Ruth Ciarlini.
3 - Hoje completa 24 anos da partida do poeta Onésimo Maia, um dos maiores da cultura popular de Mossoró e do RN.
4 - O Hemocentro Mossoró precisa reforçar os seus estoques de sangue para o período do Carnaval. Os doadores devem comparecer ao centro de coleta, ao lado do Hospital Tarcísio Maia
Tags: