COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
O afastamento por duas semanas para gozar férias, entre os dias 22 de fevereiro e 7 de março, será trivial na segunda gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).
Ele vai se ausentar com frequência para treinar o vice Marcos Medeiros (PSD), hoje prefeito em exercício, para assumir o cargo em definitivo no final de março de 2026.
Ao fazê-lo, Allyson não estará enganando a massa gente.
Todo mundo sabia que ele seria reeleito para ficar 1 ano e 3 meses no cargo e depois sairia para ser candidato a governador do Rio Grande do Norte. O script está sendo cumprido.
Allyson desceu do palanque vitorioso de 2024 e, ato contínuo, subiu no palanque de 2026.
O cidadão pode questionar: ele não falou isso quando pediu o voto para o segundo mandato.
Não precisava.
As suas atitudes eram e continuam sendo claras. Ele escolheu um nome de dentro de casa para ser o vice, justamente para continuar dando ordens na Prefeitura de Mossoró mesmo quando renunciar ao cargo.
Marcos Medeiros colocará no peito a faixa de prefeito, assinará documentos e cumprirá todos os ritos, mas a palavra final será de Allyson Bezerra.
Para quem faz a leitura além do óbvio, nenhuma novidade.
Confira no tempo próximo.
FRASE
“O meu negócio é cantar forró e correr vaquejada”
WESLEY SAFADÃO – Cantor cearense ao enterrar qualquer possibilidade entrar para a política partidária
OUTSIDERS
Especulado para ser candidato nas eleições 2026, o cantor Wesley Safadão foi rápido para enterrar o assunto: “O meu negócio é cantar forró e correr vaquejada.” Já o cantor Gusttavo Lima deixou para março o anúncio de que não será candidato a nada e que seguirá cantando país à fora cantando sofrência.
OUTSIDERS II
No entanto, a força de novos nomes não deve ser ignorada. Gusttavo Lima, quando brincou no início do ano que poderia disputar a eleição presidencial, ele apareceu na pesquisa Quaest com 16% de intenção de votos. Isso comprova a força dos outsiders na política. Certamente, surgirão outros.
FEDERAL
O deputado João Maia avança o diálogo para o PP ter chapa competitiva à Câmara em 2026. Ele articula a filiação do deputado Robinson Faria, que deixou o PL, e o deputado estadual Dr. Bernardo, que será candidato à Câmara. João repete a fórmula de 2022, que fez o PL eleger quatro federais.
ESTADUAL
João Maia também cuida da chapa à Assembleia Legislativa. O parlamentar busca definir nomes com densidade eleitoral. Três se destacam: Kaline Amorim, esposa do deputado Dr. Bernardo; Marcos Aurélio, prefeito de Riacho de Cruz; e Shirley Targino, ex-prefeita de Messias Targino e esposa de João. O partido já conta com o deputado Neilton Diógenes.
FEDERAÇÃO
O PSDB convidou Podemos e Solidariedade para aumentar a federação que já tem o Cidadania. A união interessa aos quatro, que sofre com esvaziamento eleitoral.
EM BAIXA
A Azul registra queda considerável na venda de bilhetes do voo Mossoró-Recife. Nem a aproximação do Carnaval fez a procura reagir. Por gravidade, a Azul consolida a decisão de suspender o único voo comercial no Aeroporto Dix-sept Rosado a partir do dia 10 de março.
É NOTÍCIA
1 - O Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró vai comemorar 124 anos no dia 7 de março. Na mesma data, celebrará 15 anos da Universidade Católica. E prestará homenagem ao poeta Antônio Francisco com Medalha do Mérito Educacional Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.
2 - O bispo dom Francisco aproveitará as celebrações do dia 7 de março para oficializar a nomeação do padre Charles Lamartine como Vigário Episcopal para Educação e Cultura da Diocese de Mossoró.
3 - Nesta data, em 2014, a então governadora Rosalba Ciarlini inaugurava o primeiro viaduto do Complexo Viário Abolição, no acesso ao conjunto Santa Delmira.
4 - O Carnaval de Areia Branca terá atrações como Tatau (ex-Araketu), Pipo e Rafa, Raí Saia Rodada, Grafith e Michele Andrade. Vai ocupar o vácuo deixado por Tibau.
Tags: