COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO
O neotucano senador Styvenson Valentim tem pouca relação política com o presidente estadual do PSDB, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. No duro, os dois não se bicam. Logo, dificilmente estarão no mesmo partido nas eleições 2026.
Há quem diga, inclusive, que Styvenson se filiou ao PSDB com data de validade definida. Ele trocaria novamente de partido para tentar reeleição no próximo ano.
Aliás, essa é a tese do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, filiado ao PSDB de Ezequiel.
Faz sentido.
O PSDB do Rio Grande do Norte não quer Styvenson. Tem outros planos, como fazer Ezequiel candidato a senador ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), que também será candidata ao Senado, e do vice-governador Walter Alves (MDB), que assumirá o governo para disputar a reeleição.
Não cabe Styvenson Valentim nesse palanque, nem ele quer, tendo em vista a sua rejeição ao PT e ao governo Fátima.
O mais provável é Styvenson filiado a um partido de direita para formar chapa de oposição ao lado do senador Rogério Marinho (PL) e do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
É a leitura do momento, que, evidentemente, pode ser a mesma daqui a um ano.
FRASE
“Vão trabalhar, vagabundos”
CIRO GOMES – Usa frase no boné para esculachar a guerra dos bonés em Brasília
MENSAGEM
O prefeito Allyson Bezerra (União) determinou que o ano legislativo da Câmara Municipal de Mossoró só deve ser aberto no dia 18 deste mês. Essa é a data que ele tem disponível para apresentar a leitura anual. A ordem foi devidamente acatada pelo presidente da Casa, Genilson Alves (União).
LÍDERES
O deputado Dr. Bernardo assumiu a liderança do PSDB na Assembleia Legislativa e a vice-liderança da bancada governista. O antigo líder, Gustavo Carvalho, agora lidera a bancada do PL. A deputada Isolda Dantas permanece na liderança do PT. E Taveira Jr. passa a liderar o bloco União-Progressistas.
COMISSIONADOS
Começou a temporada de nomeações dos cargos comissionados de Mossoró. Dezenas já tiveram as suas portarias publicadas no Diário Oficial do Município. São quase mil cargos de confiança para atender à base política do prefeito Allyson Bezerra. Quem sobrar, vai para o emprego terceirizado.
BATATA QUENTE
Em menos de 40 dias de gestão, o prefeito Paulinho Freire (União) terá o terceiro titular da Secretaria de Saúde. Já passaram pela pasta Leidemar Murr e Rayanne Araújo. A Saúde de Natal é uma “batata” que ninguém quer segurar na mão. Paulinho procura voluntário.
HOLANDESES
Os jornalistas holandeses Jan Thielen e Marcia Luyteu estão no Rio Grande do Norte para pesquisar sobre as relações entre indígenas e holandeses durante a ocupação daquele país no Estado, de 1632 até 1654. Eles visitaram o Laboratório de Documentação e Pesquisa Histórica do Vale do Açu.
CONSÓRCIO
A governadora Fátima Bezerra (PT) concluiu a sua gestão na presidência do Consórcio Nordeste. Nesta quarta-feira,5, transmitiu o cargo para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, em solenidade em Brasília.
É NOTÍCIA
1 - O Ministério da Saúde enviou novos lotes de vacina para abastecer as unidades de saúde de Mossoró. São vários tipos de imunizantes que estão à disposição da população que usa o Sistema Único de Saúde (SUS).
2 - O Polo Gás Sal receberá investimentos de R$ 38 milhões para levar gás canalizado de Mossoró para Areia Branca. Será construído um gasoduto de 51 quilômetros entre as duas cidades. Obra da Potigás.
3 - Nesta data, em 1986, a comunidade de Senegal, na zona rural de Mossoró, recebia a Escola de 1º Grau Professora Leopoldina Almeida. Obra da segunda gestão do prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado Maia.
4 - Tenente Ananias, no Alto Oeste, recebe hoje e amanhã o projeto “Assembleia e Você”. Dois dias de cidadania patrocinados pela Assembleia Legislativa do RN.
Tags: