Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 29 Jan 2025 | redação Coluna César Santos: da goveernadora Fátima para o presidente Lula

Crédito da foto: Jornal de Fato Governadora Fátima Bezerra e o presidente Lula em 2024

COLUNA CÉSAR SANTOS - JORNAL DE FATO

Em entrevista ao jornal O Globo, a governadora Fátima Bezerra (PT) disse que o apoio dos nordestinos ao presidente Lula (PT) não está garantido e que dependerá de um grande esforço do governo nos próximos dois anos.

Fátima deu a receita de maneira incisiva:

“O governo tem que se fazer mais presente exatamente aqui no Nordeste. Não só Lula, mas também os ministros.”

Na verdade, foi um recado.

Um dos maiores nomes do PT no Nordeste, com trânsito livre no Planalto, a governadora potiguar sabe, e sente na pele, a necessidade de o governo federal se fazer mais presente no Nordeste, inclusive, no Rio Grande do Norte.

É preciso ir além do que já foi feito, para o cidadão nordestino ter a certeza que as suas expectativas estão sendo preenchidas do tamanho da maioria de votos que deu a Lula em 2022, o que não aconteceu agora.

Os investimentos do PAC ainda não chegaram como deveriam. A duplicação da BR-304, que é a maior obra da versão 3 do programa no RN, não saiu do papel. Isso se repete nos outros oito estados do Nordeste.

Daí, a queda de popularidade do governo Lula na região.

Pesquisa Quaest divulgada na segunda-feira, 27, mostrou que a taxa de aprovação do governo no Nordeste caiu 8 pontos, descendo de 67% para 59%. Esses números refletiram na avaliação em todo o País, com o governo Lula, pela primeira vez na história, amargando o índice de desaprovação maior do que aprovação, 49% contra 47%.

Lula deve ouvir Fátima.

 

FRASE

“O governo tem que se fazer mais presente exatamente aqui no Nordeste”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte

 

AMARGO

O IPTU de Mossoró vai ficar mais pesado ao bolso do contribuinte em 2025. A Prefeitura precisa arrecadar para pagar as suas contas. A ordem é endurecer a cobrança. A aumento da arrecadação se faz necessário para pagar os gastos com a reforma administrativa, que criou 250 novos cargos.

 

ILESO

O prefeito Allyson Bezerra (União) foi reeleito com 78,02% dos votos no ano que a cobrança do IPTU bateu à porta dos mossoroenses de forma judicializada. Daí, ele entende que aumentar a cobrança do imposto não vai atingir a sua imagem. De certa forma, faz sentido. O voto é a aprovação.

 

CASAS

O ministro das Cidades, Jader Filho, estará hoje na cidade para inaugurar o Residencial Mossoró III, no bairro Bela Vista. São 300 apartamentos construídos pelo Governo Federal, via Caixa Econômica. A governadora Fátima Bezerra e o prefeito Allyson Bezerra acompanharão a solenidade, às 15h.

 

GAMBIARRA

A energia elétrica da Escola Municipal Ronaldo Pinheiro, no Planalto 13 de Maio, estava sendo “puxada” de vizinhos, devido a problema que se arrasta desde o ano letivo 2024. Na “Cidade da Educação”, o sucateamento dos equipamentos da rede de ensino é uma realidade. Os alunos sofrem.

 

REAJUSTE

A folha salarial dos servidores do Estado vem em janeiro com o reajuste do salário mínimo, beneficiando 16.980 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas que passarão a receber R$ 1.518,00 mensais. O pagamento está programado para sexta-feira, 31.

 

UERN

Começa hoje o prazo para cadastro institucional dos aprovados na Chamada Regular do SiSU 2025 para cursos da Uern. Vai até o dia 4 de fevereiro de forma virtual. Até o dia seguinte, 5, pode ser feito o ajuste da documentação.

 

É NOTÍCIA

1 - PSD e PSDB ensaiam união em torno de federação em Brasília, para ter mais poder de barganha no governo Lula. No RN, os dois partidos atuam conglomerados políticos adversários, mas sem fechar portas.

2 - A Azul Linhas Aéreas está irredutível e deve mesmo encerrar as suas atividades no aeroporto de Mossoró no dia 10 de março. Outras 11 cidades de todo o Brasil foram atingidas pela decisão da companhia.

3 - A Banda Grafith vai bombar no Carnaval da região Oeste, com shows nas cidades vizinhas de Areia Branca, Grossos, Tibau, Governador Dix-sept, Apodi, Almino Afonso, Assú e Serra do Mel. Fenômeno. E fôlego.

4 - A temporada das nomeações na máquina pública de Mossoró começa na primeira semana de fevereiro. O Diário Oficial do Município será leitura obrigatória

Tags:

Lula
presidente
Fátima Bezerra
governadora
RN
Nordeste

voltar