Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 17h30 | 27 Jan 2025 | redação Na estreia de Galípolo, mercado prevê aumento da taxa básica de juros para 13,25%

Crédito da foto: Agência Brasil Gabriel Galípolo e Fernando Haddad

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, reúne-se nesta terça (28) e quarta-feira (29) pela primeira vez sob a presidência de Gabriel Galípolo, que assumiu o posto no começo do ano, no lugar de Roberto Campos Neto. Pesquisa com 120 instituições financeiras, feita pelo jornal Valor Econômico, aponta que a expectativa do mercado é de alta de um ponto percentual na taxa básica de juros (Selic).

Caso a previsão se confirme, a taxa básica de juros passará de 12,25% ao ano para 13,25%, o que seria a quarta alta consecutiva. A taxa Selic é o principal mecanismo para controlar a inflação, que superou o teto da meta em 2024.

Mesmo com a gestão de Galípolo, homem de confiança do presidente Lula, a expectativa no mercado financeiro é de mais aumentos nos juros nos primeiros meses de 2025. O relatório Focus, pesquisa semanal feita com instituições financeiras pelo Banco Central, sugere que a Selic pode atingir 15% ao ano até o final de 2025. A primeira reunião do Copom no ano se dá em contexto de descumprimento da meta de inflação e aumento dos preços dos alimentos.

Fonte: congressoemfoco.com

Tags:

Copom
Banco Central
economia
política

voltar