Quinta-Feira, 27 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 11 Mar 2021 | Redação Mossoró terá mais quatro pontos de testagem para Covid-19

Crédito da foto: PMM Secretária de Saúde, Morgana Dantas, anuncia novos pontos de testagem

Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou para seis o número de pontos de testagem para a detecção do Coronavírus em Mossoró.

Foram escolhidas para ofertar o serviço as Unidades Básicas de Saúde Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré), UBS Antônio Camilo (Ilha de Santa Luzia), UBS Enfermeira Conchita Escóssia Ciarline (Abolição II) e a UBS Luiza Vanessa Marinho, localizada na Maísa, na zona rural.

“Faremos a ampliação para mais quatro pontos de testagem em unidades básicas distribuídos para quatro distritos, uma na Maísa, outra na UBS do Abolição II, outra na UBS da Ilha de Santa Luzia e outra no Sumaré. Assim, esses postos conseguirão fazer a triagem dos pacientes sintomáticos dessas regiões e também o acompanhamento dos comunicantes para que a gente faça o isolamento social e acompanhe de perto esses casos através de telefones para assim eles não cheguem a necessitar de internação”, explicou a secretária de Saúde, Morgana Dantas.

O órgão planeja iniciar os atendimentos nessas unidades de saúde na próxima semana após treinamento das equipes. “Estamos com a pretensão de 18 de março, após treinamento dessas quatro equipes, iniciar o atendimento nessas quatro UBSs”, disse.

Morgana Dantas lembra ainda que não será feito qualquer teste nessas unidades. O objetivo da SMS é evitar que pessoas com sintomas da doença circulem pela cidade e procurem outras unidades fora de sua região.

“Nós estamos falando de pacientes que vão chegar lá com histórico de sintoma, mesmo que seja inicial, a partir do terceiro dia para que a gente possa realizar o SWAB e tenha um resultado concreto. Assim nós vamos evitar que esses pacientes fiquem circulando de seus bairros para pontos que hoje estão instalados, com isso nós vamos diminuir o trajeto para a procura do seu exame”.

MUDANÇA

A secretária Morgana Dantas informou que o posto de atendimento localizado na Escola Municipal Raimundo Fernandes será transferido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio.

“Continuamos com o posto do BH e o posto do Santo Antônio. O posto do Santo Antônio, que antes funcionava na Escola Municipal Raimundo Fernandes, será mudado a partir do dia 15 de março para dentro da UPA do Santo Antônio”, frisou.

A transferência se dará em razão da necessidade de devolução da escola à Secretaria de Educação do município, que precisa adequar a unidade escolar para um eventual retorno das aulas.

“Os testes já chegaram a ser realizados na UPA do Santo Antônio logo no começo da pandemia e depois passaram a acontecer na escola. Hoje, temos a necessidade de voltar para a UPA. Não haverá nenhum prejuízo à população”, disse a secretária.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

Boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 10, pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que Mossoró tem 316 óbitos provocados pela Covid-19 e 14.862 casos confirmados da doença.

Ainda de acordo com o documento, a Capital do Oeste soma 2.625 casos suspeitos e 33.473 casos descartados. O boletim também traz 6.822 casos inclusivos. São considerados casos inconclusivos os casos suspeitos para os quais não foi possível realizar diagnóstico laboratorial.

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte tem ainda 70 mortes em investigação e outras 95 já descartadas para a doença. A mortalidade no município está em 106,3 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Tags:

Mossoró
testagem
Covid-19
Morgana Dantas
Secretaria de Saúde

voltar