A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) comunicou nesta terça-feira, 26, que está destinando 5.380 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca para a vacinação dos servidores lotados nos hospitais de referência da rede estadual pública.
De acordo com a Sesap, a medida está em consonância com o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 e pensa na saúde dos trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo Coronavírus no Rio Grande do Norte.
Destas doses destinadas as unidades hospitalares da rede estadual, 270 serão destinadas para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e o Hospital Rafael Fernandes (HRF), ambos em Mossoró. O HRTM terá direito a 140 doses do imunizante e o HRF a 130.
Outros quatro hospitais na Região Oeste do Rio Grande do Norte também receberão a vacina. São eles: Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, (320), Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú (150), Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi, (100) e o Hospital Regional Doutor Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas (70).
Ainda segundo a Sesap, 2.960 doses serão enviadas para seis hospitais da rede estadual em Natal. O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel terá 1.010 doses, o Hospital José Pedro Bezerra 630, o Hospital Giselda Trigueiro 430, o Hospital Central Coronel Pedro Germano e o João Machado terão 290 doses, cada, e por fim o Hospital Maria Alice Fernandes, com 280.
A pasta estadual garante o acesso de todas as trabalhadoras e trabalhadores de saúde que fazem parte da rede e exercem as atividades em escalas de plantão e estão impossibilitados de deslocarem até as salas e postos de vacinação por meio do envio direto das vacinas aos serviços de saúde. Essa prática já é adotada nas campanhas de vacinação de influenza nos estados e municípios.
As doses do imunizante produzidas pela Oxford/AstraZeneca serão redirecionadas e destinadas diretamente para as unidades hospitalares, as quais se responsabilizarão pela administração da vacina no público-alvo e plena inserção dos dados dos vacinados no sistema de informação RN Mais Vacina no município correspondente.
HOSPITAIS CONTEMPLADOS:
Hospital Giselda Trigueiro - Natal - 460 doses
Hospital José Pedro Bezerra - Natal - 630 doses
Hospital Maria Alice Fernandes - Natal - 280 doses
Hospital Central Coronel Pedro Germano - Natal - 290 doses
Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel - Natal - 1.010 doses
Hospital João Machado - Natal - 290 doses
Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena - Parnamirim - 390 doses
Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho - Macaíba - 140 doses
Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade - Pau dos Ferros - 320 doses
Hospital Regional Tarcísio Maia - Mossoró - 140 doses
Hospital Rafael Fernandes - Mossoró - 130 doses
Hospital Regional Mariano Coelho - Currais Novos - 230 doses
Hospital Regional do Seridó - Caicó - 220 doses
Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos - Assú - 150 doses
Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal - Santo Antônio - 150 doses
Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros - São José de Mipibu - 150 doses
Hospital Regional João Câmara - João Câmara - 140 doses
Hospital Regional Hélio Morais Marinho - Apodi - 100 doses
Hospital Regional Monsenhor Expedito - São Paulo do Potengi - 90 doses
Hospital Regional Doutor Aguinaldo Pereira da Silva - Caraúbas - 70 doses
Secretaria define distribuição de vacinas contra Covid-19 no RN
Em conjunto com as secretarias municipais de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde definiu a divisão do segundo carregamento de vacinas contra a Covid-19 para o Rio Grande do Norte. A nova leva de imunizantes inclui as doses da Oxford/AstraZeneca, recebidas no último domingo (25), e as doses da CoronaVac, descarregadas em solo potiguar no fim da manhã da última segunda-feira. Os municípios receberão 33.435 doses.
As vacinas serão direcionadas aos profissionais de saúde, priorizando vacinadores, quem atua em instituições de longa permanência para idosos e trabalhadores envolvidos diretamente na assistência a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19, de acordo com o que foi pactuado entre Sesap e municípios.
Segundo o órgão estadual, as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão direcionadas a 49 municípios que possuem hospitais de referência e unidades de pronto-atendimento para atendimento de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19, e hospitais gerais que tenham vacinado menos da metade do quantitativo estimado de trabalhadores da saúde na 1ª etapa do plano de imunização.
As doses serão partilhadas de forma proporcional, para que não se ultrapasse a estimativa de trabalhadores de saúde por município. Com a retenção da reserva técnica, são 29.930 doses reservadas para a distribuição, sendo 5.380 delas direcionadas pela Sesap diretamente aos hospitais de referência no combate à Covid-19.
As 118 cidades potiguares restantes receberão 8.885 doses da CoronaVac. A quantidade envolve o carregamento recebido esta semana e 1.960 doses estimadas como reserva técnica da 1ª remessa.
Tags: