Por Maricelio Almeida - Repórter do JORNAL DE FATO
A Prefeitura de Mossoró ainda não definiu quando pagará o 13º de 2020 para servidores que ganham acima de R$ 3 mil e as demais pendências salariais em aberto. Durante reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM), nesta segunda-feira, 18, no Palácio da Resistência, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) prometeu anunciar o calendário de pagamento até a próxima segunda-feira, 25. Foi a primeira reunião entre as partes em quatro anos, segundo o Sindiserpum.
Em entrevista recente ao JORNAL DE FATO, a vereadora pelo PT e presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha, criticou a demora na definição do pagamento, informando haver recursos em caixa suficientes para quitar o débito salarial com os servidores da Educação, em especial.
Somente neste mês, Município recebeu R$ 3,5 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (FUNDEB).
“Os recursos que entraram na conta do Fundeb são suficientes e sobram para pagar o 13º dos profissionais da educação. E o prefeito deve pagar, porque os professores não perdoarão se ele não fizer isso”, pontuou a parlamentar.
Segundo Marleide, não é apenas esse valor que está disponível. “É preciso ser bem claro com esses números. Nos dias 30 e 31 dezembro entraram recursos na conta do Fundeb. Esse dinheiro no mês de dezembro também daria para ter pago o 13º dos profissionais da educação, mas não foi pago, porém o dinheiro entrou na conta, então ele deve ter lá. No dia 30 dezembro, entrou um milhão, trezentos e oitenta e três mil, novecentos e sessenta e três reais. No 31 de dezembro de 2020, entrou na conta do Fundeb duzentos e noventa e sete mil, oitocentos e sessenta e oito reais.”, relatou a vereadora.
Na reunião desta segunda, 18, também foi determinada a criação de comitê, formado por representantes da Prefeitura de Mossoró e da categoria. O objetivo é estabelecer o diálogo permanente entre ambas as partes. Uma nova reunião acontecerá na próxima sexta-feira, 22, na Prefeitura de Mossoró, para encaminhamentos sobre as pautas discutidas nesta segunda, 18.
Durante o encontro, o prefeito Allyson Bezerra destacou que a sua gestão tem como compromisso o diálogo aberto e permanente com os servidores do município. Ressaltou que toda a equipe de secretários e financeira tem se dedicado para calcular todos os débitos com os servidores, e trabalhado na elaboração de cronograma de pagamento.
“Quero deixar claro que o nosso diálogo com os servidores será constante. As portas da Prefeitura de Mossoró estarão sempre abertas para receber os servidores, ouvir, acolher as pautas e discuti-las sempre que necessário. Há um compromisso dessa gestão de avançar em pautas históricas da categoria”, assegura o chefe do Executivo.
Ao longo da reunião, também foi discutida a implantação da gestão democrática nas escolas municipais. O prefeito Allyson informou que a pauta faz parte, inclusive, do seu plano de governo e já está sendo discutido pela Secretaria Municipal de Educação.
Participaram da reunião, além da presidente do Sindiserpum, o vice-presidente do Sindiserpum Gilberto Diógenes; o secretário-geral Jerônimo Emiliano; a diretora financeira Eliete Vieira; a secretária de educação sindical Celina Gondim; o consultor-geral do município, Humberto Fernandes; o secretário chefe de gabinete, Kadson Eduardo; o assessor do gabinete Thiago Marques e a secretária de Educação, Hubeônia Alencar.
Tags: