Segunda-Feira, 31 de março de 2025

Postado às 10h00 | 28 Mar 2025 | redação Ministério da Saúde contempla Mossoró com quatro novas ambulâncias para o SAMU

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vai enviar quatro novas ambulâncias do SAMU 192 para Mossoró. A remessa visa reforçar a frota do serviço na cidade e, por consequência, reduzir o tempo de espera em casos de urgência e emergência.

Crédito da foto: Ministério da Saúde Ministro Alexandre Padilha em ambulância do SAMU 192 entregue nesta quinta-feira

Jornal de Fato

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vai enviar quatro novas ambulâncias do SAMU 192 para Mossoró. A remessa visa reforçar a frota do serviço na cidade e, por consequência, reduzir o tempo de espera em casos de urgência e emergência.

O SAMU 192 é administrado pelos municípios, mas o Governo Federal tem garantido suporte. No caso de Mossoró, há reclamações diárias de que o serviço está sucateado e abandonado pela gestão do prefeito Allyson Bezerra (União). Recentemente, vídeos circularam nas redes sociais mostrando problemas de infraestrutura no prédio do SAMU, localizado no bairro Santo Antônio, e de ambulâncias sucateadas.

O Ministério da Saúde, por meio de assessoria, tem afirmado que vem fazendo investimentos para fortalecer o SAMU 192 nos estados e municípios de todo o país. Nesta semana, o governo entregou 156 ambulâncias para 114 municípios de 15 estados. Desses municípios, 94 vão receber uma ambulância pela primeira vez. São mais de 2 milhões de brasileiros beneficiados.

Com essa ação, o Governo do presidente Lula já ultrapassa 2,2 mil ambulâncias entregues, levando o SAMU 192 a quase 90% da população do país, um avanço histórico no compromisso de garantir saúde pública para todos.

Na cerimônia de entrega das ambulâncias, nesta quinta-feira, 27, em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo governo para levar o SAMU 192 a todos os cantos do país.

“O que estamos fazendo aqui hoje é fortalecer esse serviço que salva vidas e reduz o tempo de espera por atendimento. É mais do que entregar ambulâncias. Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o SAMU. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, ressaltou.

O ministro falou ainda sobre a qualidade do serviço - estruturado para atender as mais diversas situações de emergência. “Hoje, o SAMU tem medicamentos que salvam vidas, como os trombolíticos, que mudaram completamente o atendimento a infartos e outras emergências. Foi o SAMU o responsável por organizar o sistema de urgência e emergência do Brasil”, observou. Na ocasião, Padilha adiantou também que uma nova entrega de ambulâncias será feita em abril, no estado de Minas Gerais.

Essa entrega foi viabilizada por meio do Novo PAC, com investimento de mais de R$ 50,4 milhões. No dia 14 de março, o Ministério da Saúde entregou a maior quantidade de ambulâncias desde 2023. Foram 789 novos veículos para expansão e renovação da frota em 559 cidades de 21 estados. Dessa entrega, 86 ambulâncias eram Unidades de Suporte Avançado (USA), conhecidas como UTI Móveis. O Governo Federal não entregava unidades desse tipo desde 2018.

 

Tags:

SAMU 192
Mossoró
Ministério da Saúde

voltar