Por Amina Costa - Jornal de Fato
Após o Governo descumprir parte de um acordo relativo ao auxílio alimentação, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN), decidiram paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira, 17. Em Mossoró, onde funciona a 1ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), a adesão à greve será de quase 100%.
As informações foram repassadas pelo servidor Ítalo Falcão, que está à frente do movimento em Mossoró. Ele informou que a 1ª Ciretran tem, atualmente, 23 servidores ativos e aptos a realizar o movimento, dos quais, 21 já confirmaram a adesão à greve. Ítalo Falcão informou ainda que pelo menos dois setores serão totalmente afetados com a paralisação.
“Quase 100% dos servidores ativos vão parar, só 2 dos 23 que estão aptos a trabalhar ainda não se pronunciaram. Todos os serviços em todo estado serão afetados. Os setores mais afetados em Mossoró serão o da vistoria veicular e de auditoria de processos de veículos, que ficarão 100% paralisados durante a greve. Os setores de exame prático de direção, prova teórica e atendimento/processo de CNH vão funcionar parcialmente”, disse.
O servidor falou também sobre as atividades de greve que estão sendo preparadas para a próxima segunda-feira. “Com relação às atividades de Greve em Mossoró, nesse primeiro momento, vamos formar um Piquete nas dependências do DETRAN para estar informando os reais motivos da greve, e alguns servidores irão a Natal participar de um ato em frente à Governadoria/SEAD”, informou.
A expectativa da categoria é de que a adesão em todas as sedes do Detran seja semelhante à de Mossoró. Além disso, os servidores aguardam um grande número de pessoas nos atos que serão realizados a partir da próxima semana. Ítalo Falcão disse que, apesar da greve ter sido aprovada, os servidores do Detran esperam que haja diálogo e negociação com o Governo do Estado.
“Com relação às negociações, esperamos que o Governo nos convide a sentar e iniciar os trâmites do acordo que fez em 2024 com a categoria, que diz respeito ao andamento do concurso público e ao reajuste do auxílio alimentação. Também exigimos que a Direção cumpra com suas responsabilidades quanto à aplicação dos recursos arrecadados para a manutenção e funcionamento da instituição, que está cada dia mais precária e sucateada.
Além disso, nos solidarizamos com as empresas terceirizadas que já amargam quase dois meses de atraso de salário. O básico para sobrevivência está sendo tirado dos trabalhadores”, concluiu o servidor.
Servidores cobram acordo relativo ao auxílio alimentação e realização de concurso
A decisão dos trabalhadores do DETRAN-RN pela greve ocorreu na última terça-feira, 11, durante assembleia realizada em frente à Secretaria Estadual de Administração (SEAD). O movimento grevista começa no dia 17 de fevereiro.
Os servidores entendem ser necessário cruzar os braços porque o Governo do Estado prometeu que em janeiro deste ano começaria a dialogar sobre o auxílio alimentação. Essa promessa consta no documento assinado pelo Governo em maio de 2024. Embora o Sindicato tenha buscado o diálogo, a reivindicação não foi atendida.
A categoria informou que o Secretário de Administração, Pedro Lopes, ignorou a audiência que teria com o SINAI/RN, deixando os sindicalistas esperando sem qualquer resposta. Esse descaso teve como consequência a ocupação da recepção da SEAD.
Entre outras coisas, o movimento grevista também exige a realização de concurso público na autarquia, prometido desde 2019, e cobra o fim do processo de terceirização no DETRAN.
Tags: