A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que os dez pacientes transferidos de Manaus já estão a caminho do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado ressalta que assegurou o apoio logístico de ambulâncias, reposição de oxigênio da aeronave para o seu retorno, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para garantir uma assistência segura e eficaz.
Na manhã deste sábado (16), a equipe técnica da Sesap reuniu-se com o núcleo de dirigentes da Sesap, direção do HUOL e representante do Ministério da Saúde para alinhar as estratégias que garantirão a melhor forma de recepção e acolhimento. Os pacientes serão transferidos pelo ministério, Forças Armadas e Governo do Amazonas com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte. A previsão de chegada dos pacientes é às 23h30 pela base aérea de Parnamirim.
Ressalta-se também que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem.
As equipes irão estabelecer o fluxo em parceria com o Laboratório de Virologia da UFRN, que mantém articulação com a Fiocruz, para o sequenciamento dessas amostras e identificação da Cepa do vírus SARS-CoV-2.
Tags: