Por Marcos Santos – Repórter do Jornal de Fato
Um vídeo divulgado pela torcida organizada do Potiguar, Avante Potiguar, levantou preocupações sobre os planos do prefeito Allyson Bezerra para o Estádio Nogueirão. Segundo a torcida, o prefeito pretende transformar o estádio em “um negócio de rico”, transferindo um terreno valioso para a iniciativa privada e encarecendo ao torcedor simples o acesso ao futebol com o possível advento de uma arena nova, construída em outro endereço, como deseja o gestor municipal.
O vídeo foi postado na terça-feira, 25, na página da torcida no Instagram, apresentado por um dos membros, Saulo. A publicação rapidamente gerou uma onda de reações, alcançando centenas de comentários e compartilhamentos, além de milhares de curtidas. A página conta com 5.289 seguidores.
“O Nogueirão está fechado há mais de um ano e não é só o abandono. Sabe por que o prefeito não arruma o Nogueirão? Porque o plano é outro, vender!”, narra Saulo no começo do vídeo.
“Esse é um dos terrenos mais caros da cidade, querem dar nosso dinheiro para fazer uma arena nova, entregar para as empresas cobrarem aluguel e ingresso caro, deixando os clubes e trabalhadores de fora. E quem ganha com isso? As empreiteiras e as construtoras que apoiam os políticos. Quem perde, a gente. O camelô que vende sua pipoca, o torcedor que não vai poder ver o jogo do seu time, a cidade que perde um pedaço da sua história”, conta.
A publicação ressalta que o estádio é um patrimônio público e um importante elemento de pertencimento sociocultural. No entanto, expressa preocupação com o fato de que ele está ameaçado de se transformar em “um negócio de rico”.
“O Nogueirão não é só um estádio, é onde a gente se encontrava, vibrava, era feliz. É onde seu pai te levou para ver o seu primeiro jogo, é onde a dona Maria vendia e sustentava sua família. Tudo isso está sendo ameaçado para virar negócio de rico”, revela.
Ao final do vídeo, Saulo faz um apelo a todos para que se unam na luta pela preservação do Nogueirão. Ele enfatiza a importância de pressionar por uma reforma do estádio em seu local original, no bairro Nova Betânia, destacando a necessidade de manter esse patrimônio público acessível à comunidade e aos torcedores.
“A gente não vai ficar parado, por isso, organize a resistência, vamos cobrar a salvação do Nogueirão, pressionar a Câmara de Vereadores, traga seu amigo, seu vizinho, sua revolta, porque sozinho é difícil, mas unidos a gente muda essa história”.
“ABANDONO E PROJETO”
Desde que a Prefeitura assumiu o controle do Nogueirão, em março de 2021, nenhuma ação foi realizada para melhorar suas condições. A estrutura física do estádio, que já apresentava sérios problemas, deteriorou-se ainda mais, resultando em um cenário de completo abandono.
Críticos apontam que a inação da gestão municipal pode ter sido intencional, com o objetivo de provocar comoção pública e justificar a demolição do estádio. Segundo essa visão, o prefeito Allyson Bezerra estaria promovendo um projeto pessoal para destinar o valioso terreno público à iniciativa privada, ignorando o apelo da sociedade pela manutenção do espaço.
Enquanto isso, clubes, torcedores, imprensa e o comércio local amargam sérios prejuízos desde o ano passado devido à interdição do Nogueirão, que permanece abandonado.
A interdição ocorreu por determinação judicial, uma vez que a gestão municipal descumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), ao se recusar a realizar uma simples obra de acessibilidade, conforme exigido pelo Ministério Público.
Tags: