Por Ana Canhedo e Cahê Mota - ge
Doze anos depois de sua saída, Neymar está de volta ao Santos.
Nesta quinta-feira, o jogador anunciou em suas redes sociais o retorno ao clube que o revelou. O craque vai assinar nesta sexta-feira um contrato válido até 30 de junho.
– Galera, parece até que estou voltando no tempo. Estou aqui reunido com meus amigos e familiares. Eles me ajudaram a escrever algumas coisas, é que não vou aguentar até amanhã. Minha família e meus amigos já sabem minha decisão. Assinarei um contrato com o Santos Futebol Clube.
– E só o Santos Futebol clube pode me proporcionar o carinho que preciso para me preparar para os desafios que tenho nos próximos anos. E todos vocês, independentemente do clube que torcem, sabem bem do que estou falando. Espero que todos me acompanhem nessa nova etapa da minha vida.
– Sou grato a todos vocês que me acompanharam até nos momentos mais difíceis, e não foram poucos. Só jogando futebol, fazendo o que eu mais amo nessa vida, é que eu sou feliz. É um orgulho que nem todos podem ter. Parece que essas palavras já foram escritas. E talvez já tenham sido mesmo.
– Quero agradecer aos torcedores do mundo inteiro que desejaram muito esse momento. Quase 12 anos se passaram desde que saí da Vila mais famosa do mundo, e parece que foi ontem. Meu sentimento pelo clube e pela torcida nunca mudou. Passei momentos maravilhoso em Riad.
Antes do jogador, o presidente Marcelo Teixeira já tinha adiantado o retorno do craque. E depois do post de Neymar, o Santos respondeu ao craque nas redes sociais:
– A sua casa te esperar. O seu povo te espera. Meu Menino da Vila.
O Santos prepara há dias uma grande apresentação para o seu ídolo. Ele chega ao Brasil nesta sexta, vai para a Vila assinar contrato e depois participará de uma série de eventos especiais, como um show a ser realizado no estádio para sua apresentação à torcida.
Abaixo, o ge explica como vai ser o dia do astro:
A negociação
O jogador de 32 anos conseguiu na última segunda-feira a rescisão de seu contrato com o Al-Hilal, da Arábia Saudita. De volta ao Peixe, ele deve assumir a histórica camisa 10, mesmo tendo sido campeão pelo Peixe vestindo a camisa 11 em sua primeira passagem pelo clube.
A ideia do clube era reservar a camisa 10, que não foi utilizada durante a campanha na Série B do ano passado, para uma grande contratação.
O retorno de Neymar ao Santos é tratado pelo clube como a maior negociação da história recente, mesmo que, incialmente, por poucos meses. Há a possibilidade do atacante estender o vínculo até junho de 2026.
Números de Neymar
Neymar deixou o Al-Hilal com apenas sete jogos disputados desde agosto de 2023, quando deixou o Paris Saint-Germain rumo à Arábia Saudita. O craque sofreu com lesões, a pior delas uma ruptura no ligamento do joelho.
De volta ao Peixe, ele agora tem a chance de viver uma sequência inédita nos últimos anos.
Pelo Santos, Neymar disputou 225 jogos disputados e marcou 138 gols. Ele conquistou seis títulos com a camisa alvinegra, entre 2009 e 2013: três edições do Paulistão (2010, 11 e 12), uma Recopa Sul-Americana (2012), uma Copa do Brasil (2010) e uma Conmebol Libertadores (2011).
Tags: