Por Redação do ge — Manchester, Inglaterra
Pep Guardiola tem a solução para o problema das demissões de treinadores no futebol brasileiro: demitir os dirigentes. O técnico do Manchester City opinou o planejamento de clubes do Brasil e como a urgência por resultados pode atrapalhar a própria equipe.
- Não sei a razão pela qual isso acontece (demissões de treinadores no Brasil), mas os clubes também precisam pensar que, quando vivem uma temporada com três ou quatro treinadores diferentes, o problema é quem escolheu esses treinadores. Então deveriam demitir os dirigentes que escolheram esses treinadores - disse Guardiola em entrevista à TNT Sports.
Um total de 20 treinadores foram demitidos em clubes do Brasileirão em 2024. O número causou choque em Guardiola, que disse acreditar que os dirigentes também tem culpa.
- Quando se escolhe um treinador, deve-se saber que pode ganhar ou perder, mas joga por uma razão, porque vê que, com esse técnico e com as ideias que ele tem, coincide com a sua forma de gestão, com os jogadores que tem nesse momento, que a ideia pode funcionar. Se depois você vê que ele não trabalha, que é preguiçoso, o problema é seu por ter contratado ele. É preciso saber a razão da contratação - continuou.
Para Guardiola, um treinador precisa de tempo para colocar a sua identidade em um time, coisa que não acontece com frequência no futebol brasileiro.
- É impossível. No meu primeiro ano, eu não ganhei. Se tivessem me demitido, não teríamos vivido os oito anos como vivemos. E agora não me demitiram nesta temporada porque ganhamos muito no passado.
O Manchester City joga às 17h desta quarta-feira contra o Club Brugge pela 8ª rodada da Champions League. A vitória é o único resultado que pode classificar a equipe inglesa ao mata-mata da competição.
Tags: