Segunda-Feira, 10 de fevereiro de 2025

Postado às 20h15 | 09 Fev 2025 | redação Mossoroense Antonio é o grande vencedor da 3ª edição do Clipe na Kombi

Crédito da foto: Vitória Oliveira Artista mossoroense Antonio em primeiro lugar, após uma votação online que registrou mais de 170 mil

A 3ª edição do Clipe na Kombi: Música para Ver e Ouvir premiou, neste fim de semana, o artista mossoroense Antonio em primeiro lugar, após uma votação online que registrou mais de 170 mil votos. O evento, realizado no Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, contou com apresentações das bandas Super Nova Crew, Ponta d’Lanca Potiguar e Cami Santiz. Além de Antonio, outros artistas também se destacaram, com Thales Tkzin conquistando o terceiro lugar e Zael o segundo.

Lançado em 2021, o projeto é promovido pelo coletivo Kurta na Kombi e tem como objetivo promover o acesso gratuito aos videoclipes de artistas potiguares, levando-os ao público em espaços urbanos e dando visibilidade ao trabalho de músicos, instrumentistas, bandas e grupos do Rio Grande do Norte.

A Mostra Competitiva de Videoclipes Potiguares contou com uma curadoria especializada formada por Ana Morena, produtora cultural, curadora e musicista, e Wigna Ribeiro, formada em Publicidade e Propaganda pela UERN e em Cinema pela Academia Internacional de Cinema (RJ). Ambas são figuras importantes no cenário cultural do estado, com Ana Morena sendo uma das fundadoras do DoSol e Wigna atuando como criadora da Buraco Filmes e Ribeiro Produções, em Mossoró.

Ana Morena destacou a diversidade presente na seleção dos clipes, mencionando a surpresa de descobrir artistas de diferentes partes do Rio Grande do Norte, incluindo o interior do estado. "Foi um aprendizado. A ação Clipe na Kombi é uma iniciativa democrática que ocupa o espaço urbano e divulga a produção audiovisual de forma acessível, e é um prazer estar aqui participando disso", afirmou.

Em relação ao processo de seleção, Ana completou: "A escolha foi difícil. Junto com Wigna, tentamos garantir uma representatividade que envolvesse o interior do estado, mulheres e diferentes estéticas, tornando a experiência ainda mais enriquecedora."

Os clipes selecionados para a Mostra Competitiva foram: Pra te convencer (Antonio), Mais Aceso que o Diabo (Apenas Juno), Noturna (Biel & Bia), Minha Receita (Dani Cruz), Vaqueiro Estourou (Edu Barreto), Inferno Astral (Gracinha), Liza (Jxvxns), O Ser Humano (Mano Edu feat. Teagacê & Eridy13), Desaguar (Pedro Silveira), The Shadow Inside (Psychotic Apes), Mulher (Simona Talma), Kumbayá (Skarimbó), O todo de mim (Sueldo Soares), Manual de Instruções (Thales Tkzin) e A quem precisa (Zael).

Antonio, com o clipe Pra te convencer, recebeu o maior número de votos, totalizando 42.714, e levou para casa o prêmio de R$ 3.000,00 e o troféu de Melhor Clipe. Em um vídeo, o artista expressou sua felicidade por figurar entre os três finalistas. "Estou muito feliz em ver meu clipe Pra te convencer entre os melhores. Agradeço a todos que votaram, que dedicaram um tempo para apoiar meu trabalho. Muito obrigado!"

Thales Tkzin ficou com o terceiro lugar, somando 24.126 votos com o clipe Manual de Instruções, enquanto Zael foi o segundo colocado, com 27.179 votos para o clipe A quem precisa.

Além dos três primeiros colocados, os 15 artistas finalistas receberam troféus e menções honrosas pela participação na Mostra Competitiva.

O 3º Clipe na Kombi: Música para Ver e Ouvir é produzido pelo Coletivo Kurta na Kombi, com o apoio do Banco do Nordeste Cultural Mossoró, Mandato da Vereadora Plúvia, Mandato da Deputada Estadual Isolda, Prefeitura Municipal de Mossoró, Mandato do Vereador Daniel Valença e Prefeitura Municipal de Natal. A realização é da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Kurta na Kombi

O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro e potiguar por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Ao longo de 05 anos de existência, o coletivo realizou 142 sessões de cinema, com exibição de mais de 500 curtas-metragens, em 28 cidades e 05 estados brasileiros, beneficiando mais de 15.000 pessoas. A trajetória e relevância cultural do coletivo foram reconhecidas em 2023 quando recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura. E no ano de 2024, seu papel na preservação cultural do patrimônio audiovisual do Rio Grande do Norte lhe proporcionou a certificação como Ponto de Memória pelo IBRAM.

Tags:

Clipe Kombe
música
cultura

voltar