Segunda-Feira, 10 de fevereiro de 2025

Postado às 20h15 | 09 Fev 2025 | redação Governadora Fátima Bezerra prestigia mostra que homenageia Ariano Suassuna

Crédito da foto: Carmem Felix - Assecom Fátima Bezerra prestigiou, neste domingo (9), o último dia da exposição que celebra o cinquentenário

A governadora Fátima Bezerra prestigiou, neste domingo (9), o último dia da exposição que celebra o cinquentenário do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna. A mostra, produzida por Regina Godoy Cultura, acumulou mais de 27 mil visitantes durante seu período de exposição na Pinacoteca do Estado.

A mostra ofereceu ao público a oportunidade de explorar mais de 140 obras e recursos interativos, expondo a cronologia de Ariano Suassuna, contando sua trajetória de vida, carreira e obras. Em outros espaços, também foi possível acompanhar figurinos de Francisco Brennand, obras de Romero Andrade de Lima, Gilvan Samico e vários outros artistas renomados.

As peças disponíveis são de coleções particulares e instituições como a UFPE, o Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães e a Oficina Francisco Brennand.

“A verdade é que fomos agraciados. Estamos tendo a oportunidade de vivenciar uma exposição dessa magnitude graças ao apoio do governo federal com a Lei Rouanet e à parceria do governo do estado, que teve a honra de abrigar a Mostra Armorial 50 aqui na Pinacoteca”, comemorou a governadora Fátima.

Somente em Natal, mais de 27 mil pessoas visitaram a Mostra Armorial 50, que também já foi exposta em cidades como Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Recife (PE) e Salvador (BA).

“O RN está de parabéns por ser escolhido para receber esta exposição. É um privilégio receber um movimento que Ariano Suassuna encabeça, mas também temos outro potiguar que esteve presente em tudo isso, principalmente na música armorial, que é o macauense Antônio Madureira”, explicou Gilson Matias, diretor-geral da Fundação José Augusto.

A fotógrafa Fernanda Mirizio, natural de Curitiba, que está de passeio em Natal, se emocionou ao conhecer a mostra: "É a raiz do Brasil, né? A cada sala, dá para entender mais os movimentos, a cultura e a história do país. Ver as peças originais do primeiro Auto da Compadecida ali, a riqueza dos detalhes, é incrível."

Já a potiguar Márcia Martins aproveitou para levar o filho de 8 anos para acompanhar a exposição: “Acho que o mais interessante é conhecer toda a história dele. Conhecer do princípio, porque normalmente a gente só conhece o final das histórias desses grandes nomes, e o final baseado nos filmes. Mas o real, quem foi Ariano Suassuna, como ele viveu, as histórias, a família, isso a gente realmente não conhece e dificilmente pesquisa sobre”.

“Trouxemos ele para mostrar que, nesse mundo que é tudo muito virtual, a história meio que se perde. Então, trazê-lo para cá é viver a história, é mostrar a ele que o mundo existe hoje pela história de antes, pelo nosso passado. Ensinar a ele que a nossa cultura é, sim, primordial”, explicou Márcia sobre a escolha de trazer o filho.

A Mostra Armorial 50 em Natal conta com o patrocínio oficial da Petrobras, realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

O evento, produzido por Regina Godoy, recebe apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Norte e da Fundação José Augusto.

Tags:

Ariano Suassuna
escritor
cultura
RN

voltar